O jogo foi desenvolvido por um consórcio europeu e será lançado no próximo dia 8 de Outubro.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Politécnico de Tomar ajuda a lançar jogo de computador
O jogo foi desenvolvido por um consórcio europeu e será lançado no próximo dia 8 de Outubro.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Dia Europeu sem carros
Regresso de férias
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Politica autárquica vs Politica Nacional
quarta-feira, 29 de julho de 2009
A natalidade em Portugal
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Afastados de todo o processo de decisao
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Quem quer trabalhar?
terça-feira, 14 de julho de 2009
Cidades Modernas
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Os cornos de pinho
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Obama faz mal a uma mosca...
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Resultados das eleições Europeias
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Resultados das Europeias de 2009 na Holanda
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Excesso de Informação (?)
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Uniformes nas Escolas
O jornal Correio da Manhã noticia que a CONFAP (confederação nacional de associações de pais), defende um retrocesso civilizacional, o regresso dos uniformes às escolas públicas. Tinha muito respeito por esta associação, no entanto percebo que muito mudou no mundo do "associativismo de pais", e que hoje em vez de combaterem pela liberdade dos seus filhos e por uma escola melhor, combatem por uma escola repressora e defensora de valores conservadores e violadores dos direitos humanos.
Obviamente, como Liberal Social assumido que sou e até como Psicologo Social, estou contra esta proposta.
Vamos a argumentos:
O vestuário é uma forma de comunicação, e efectivamente comunicamos uma ideia diferente de nós próprios ou da própria situação através da roupa.
Por exemplo se virmos um amigo nosso de fato e gravata que costume andar de forma informal, vamos perguntar porque é que ele vem com aquela roupa. Outro exemplo, normalmente quando vamos a uma entrevista de emprego podemos vestir uma roupa mais informal para comunicar uma ideia de profissionalismo.
E por fim mais um exemplo, mais ligado aos jovens , um beto transmite uma ideia diferente de um rastafari também através do vestuário. Logo estarmos a proibir que as crianças e jovens se expressem de forma livre através da roupa estamos a violar uma das mais preciosas liberdades, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Por todas estas razões, e mais algumas, indigno-me e digo NÃO ao uso obrigatório de uniformes nas escolas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009
Pena de Morte no Laos
Neste país é condenado à pena de morte qualquer individuo que seja encontrado na posse de mais de meio quilo de droga.
Outro aspecto curioso e negro nesta história, é que a mulher ficou grávida numa altura em que já se encontrava presa. Uma vez que neste país ainda não são aceites "visitas conjugais" (visitas nas quais os presos têm o direito a estar a sós e com privacidade com os visitantes e como tal podem desenvolver relações sexuais) existe uma elevada probabilidade de a gravidez se dever a uma violação no interior do estabelecimento prisional.
Apesar de o governo britânico ainda não o ter anunciado abertamente, parece que existe já alguma intervenção por parte de diplomatas ingleses com vista a resolver esta situação da melhor forma possível.
Em ano de eleições europeias, parece-me importante ressalvar a importância que a politica externa europeia poderá ter na resolução destes problemas de atentado aos direitos humanos e aos valores da sociedade ocidental. Deveria competir às instituições europeias mobilizar todos os recursos diplomáticas para evitar a violação dos direitos humanos dos cidadão europeus dispersos pelo mundo fora. É nestas alturas que se percebe que afinal o projecto europeu ainda está num estádio de desenvolvimento muito infantil e que, apesar de muitos apregoarem que a Europa deve falar a uma só voz, em matéria de politica externa (não menosprezando a importância que os estados membros podem e devem ter neste tipo de situações) isto ainda não é uma realidade.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Liberdades Civis
sábado, 25 de abril de 2009
25 de Abril

Quem me conhece sabe que eu sou um dos maiores entusiastas da revolução ocorrida no dia 25 de Abril de 1974 em Lisboa.
Eu sou daqueles que, ainda que não fosse nascido em 74, me emociono cada vez que ouço a grândola vila morena ou que vejo recriados os acontecimentos daquela madrugada primaveril.
Por outro lado é com grande mágoa que vejo que muitos alteram o significado do golpe militar e consideram-no como ou revolução comunista ou socialista. De facto a nossa constituição reflecte muitos dos valores socialistas, no entanto isto acontece pura e simplesmente pelo facto de ter sido realizada por defensores destas ideologias e aprovada 2 anos depois do golpe militar..
O golpe militar de 25 de Abril foi um combate pela liberdade, quem lê o programa do Movimento das Forças Armadas (http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/docs25a/MFA1-1.HTM) não lê qualquer referência ao socialismo, comunismo ou outra ideologia politica. A única coisa que se vê lá é um manifesto pró-liberdade e eu como liberal social que sou, é a liberdade que defendo.
A meu ver a continuação da luta travada a 25 de Abril não é a luta por uma sociedade mais comunista e socialista, sendo que isso seria contra o próprio espírito de liberdade consagrado no programa do MFA e da força impulsionadora do golpe militar.
Por fim, julgo que temos de acordar da ressaca daquela madrugada, daqueles dias que se seguiram em que tantos ataques à liberdade foram feitos. Temos hoje como em 1974 lutar pela LIBERDADE.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Touradas/Circo
Obviamente tenho uma opinião acerca deste tema, mas deixo-vos por enquanto apenas com os argumentos apresentados:

Contra
"Os animais sofrem física, psicológica e emocionalmente"
"Existem circos sem animais como o Cirque do Soleil"
Favor
"Eles estão bem tratados, têm comida, vacinas e dormida"
"O Cirque de Soleil é para os queques de Lisboa"

Contra
"O touro sofre física, psicológica e emocionalmente"
Favor
"Eu também sofro quando vou no autocarro"
"O touro sem tourada não serve para nada"
"A tourada é uma honra para o touro"
"Não se pode acabar com uma tradição"
"Há quem goste de touradas. Eu também não gosto de praias, vamos acabar com as praias?"
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Lançamento
Um programa de tv Britânico, à semelhança do Ídolos em Portugal, a protagonista Susan Boyle, uma mulher simples de 47 anos e proveniente de uma pequena vila Escocesa.
É íncrivel como este vídeo retrata aquilo que ensino aos meus alunos nas aulas de Psicologia Social, a percepção social, a formação de impressões a mudança de atitudes, etc.
Mas o melhor será mesmo ver o vídeo: