segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resultados das eleições Europeias

Mais umas eleições passaram e mais uma vez tive que votar em branco.
Quando cheguei ao local de voto ainda não sabia em quem votar, sendo um europeista deveria votar no partido mais pro europa de Portugal, o PS. Por outro lado ao votar nos socialistas estaria a contribuir para um grupo parlamentar de que não gosto de todo e que é um dos grandes adversários do Liberais no parlamento europeu (a ALDE).

No resultado do teste do site www.euprofiler.eu surgia como segundo partido mais europeísta o MEP (movimento esperança portugal), no entanto não me consegui abstrair do facto dos principais dirigentes deste partido terem ligações à igreja católica e do facto da candidata Laurinda Alves ter sido uma grande apoiante do movimento contra o aborto no último referendo.

Portugal, mais uma vez, viu-se impossibilitado de votar no terceiro maior grupo parlamentar europeu (ALDE), no entanto os resultados nos diversos países europeus demonstraram que os Liberais estão em grande evolução. Na Holanda o partido liberal D66, com 11,3% dos votos, obteve mais dois deputados do que em 2004, já na Alemanha a subida foi ainda maior com os liberais do FDP a passarem de 7 lugares em 2004 para 12 em 2009 (aumento de 5 lugares).

Em termos europeus, a ALDE manteve sensivelmente a mesma proporção de deputados, afirmando-se assim como a terceira força politica europeia (apenas atrás dos populares e dos socialistas).

Sem comentários:

Enviar um comentário